Cozinhar a Lenha integra o projeto Green Land Blue Planet e visa promover a importância de utilizar “sobrantes” de madeira para simultaneamente aquecer e cozinhar em equipamentos eficientes e tecnologicamente evoluídos de modo a diversificar as fontes energéticas das quais estamos dependentes com o recurso a uma energia renovável e local e, desta forma, contribuir para um planeta mais sustentável.
Pretendemos promover equipamentos de combustão de grande eficiência em câmara fechada que permitam a combustão secundária, e nalguns casos terciária, com reduzidas perdas de calor, equipamentos tecnologicamente desenvolvidos capazes de retirar o máximo de aproveitamento do calor produzido dentro da câmara de combustão para aquecimento da casa.
-
Energia Alternativa
A utilização de Lenha/Pellets permite a diversificação das fontes de energia, reduzindo a nossa dependência das fontes de energia convencionais derivadas de hidrocarbonetos.
-
Combustão eficiente
A combustão secundária em câmara fechada permite o incremento do rendimento da combustão, aumentando o calor produzido por cada kg de lenha/pellets introduzido e, simultaneamente, reduzir significativamente a emissão de monóxido de carbono através dos fumos.
-
Aquece e cozinha
Equipamentos que permitem aquecer e cozinhar em simultâneo incrementam de modo significativo o rendimento do calor produzido na câmara de combustão.
Pretendemos promover equipamentos de combustão de grande eficiência em câmara fechada que permitam a combustão secundária, e nalguns casos terciária, com reduzidas perdas de calor, equipamentos tecnologicamente desenvolvidos capazes de retirar o máximo aproveitamento do calor produzido dentro da câmara de combustão para aquecimento da casa.
Benefícios para a sustentabilidade global:
Diversificação das fontes de energia das quais nos encontramos dependentes.
Utilização de sobrantes de madeira resultantes da limpeza e manutenção das florestas, como fonte de energia alternativa.
Utilização dos equipamentos para várias funções em simultâneo, como aquecer e cozinhar podendo ainda, nalguns equipamentos, proceder-se ao aquecimento de águas.
Utilização de um combustível (lenha e/ou pellets), que usualmente se encontra localmente disponível (não necessita de transporte de longa distância) e que pode ser plantado próximo do local do consumo.
Utilização de um combustível (lenha e/ou pellets) que requer um menor processamento industrial do que a utilização de energia elétrica ou do gasóleo.
Pretendemos ainda contribuir para a consciencialização da importância de substituir os equipamentos antigos, que retiram pouca eficiência do combustível utilizado e libertam elevadas quantidades de gases poluentes, por equipamentos mais eficientes.
Os equipamentos com ar secundário e terciário são capazes de reduzir significativamente os gases combustíveis resultantes da combustão libertados sobre a forma de fumo (sendo o mais comum o monóxido de carbono). Esta redução significa ainda um incremento da eficiência da combustão. Equipamentos eficientes podem chegar a emissões de monóxido de carbono e de outras partículas finas praticamente nulas, com sistemas que introduzam ar secundário e terciário para a combustão (e caso a lenha seja seca).